quarta-feira, 16 de maio de 2007

Identidade de grupo

Ontem, tava fazendo trabalho. Sim, na ECA se faz trabalho (por mais incrível que possa parecer!).
Aí, depois de gravações cheias de erros, de ouvir dez vezes a mesma coisa, de cortar os silêncios, os respiros, tudo, resolvemos conversar (como se já não estivesse tarde, né?).
Em meio a um monte de besteiras (momento de relaxamento, poxa), não sei por que, nem sei qdo ao certo, eu perguntei a todos (que não eram muitos, mas eram significativos): 'eu sei que eu sou uma Tati pra mim e outra pra vocês. Quem sou eu pra vocês?'
E o David, cordialmente, respondeu (e logo todos concordaram): 'Ah, você é simpática e sociável. Acho que você é a pessoa mais sociável da sala. Você fala com todo mundo!'
Tá, vamos ao que interessa. Não entrei aqui pra falar sobre a minha simpatia. Não perderia meu tempo com isso.
S-O-C-I-Á-V-E-L! Olha só que complicado. O que é ser sociável?
Me disseram que sociável é aquela pessoa que conversa com todos, que tenta ser amigo de todos.
Mas eu sei que quem é amigo de todos, na verdade, não é amigo de ninguém...
Chegamos ao ponto! Quem são os meus amigos?! Qual é o meu grupo? Ixiii... perguntinha complicada, né?
Estamos estudando juntos mais de dois meses, todos já tiraram suas primeiras conclusões sobre cada um dos 40 integrantes do que chamamos JorNot2007. As afinidades (ou não) foram apareceram, e a sala foi virando uma rede de pequenos grupos, unidos por algum motivo (ou por motivo algum).
Cada um tem já seu 'amiguinho'. Todo mundo se identifica com um pequeno conglomerado de pessoas... Menos eu. De que grupo pertenço? Grupo algum. Falo com todos, consigo sentar e conversar com qualquer grupo da sala, mesmo tendo afinidade maior com um ou com outro. Mas quem é amiga de todos, de ninguém é amiga, na verdade.
E aí, onde fico nessa história?
Fico entre um colega e outro, sem amigos e sem identidade (digas com quem andas, e te direi quem és... e eu? Nada sou por não andar com ninguém?).

6 comentários:

me disse...

depois de uma tarde fria mas acolhedora em frente ao cje, naqueles bancos estupidamente altos que me fazem ficar balançando as pernas como uma pequena de 7 anos, e depois de muito que já aconteceu.. E muito que está por vir...
Sociável ou não, você já conquistou uma amiga. =)
Beijos!

Bruna Escaleira disse...

Sociável.
Definição complicada mesmo, afinal, o meu sociável deve ser diferente do seu. Quer dizer, jeitos de socializar.
Oras, se essa é a questão, só posso dizer que é um prazer socializar com a dona Tati e que de social à amizade nem sempre demora muito ;)
O jornot 2007 é mesmo cheio de figurinhas raras e você já é uma das coladas no meu álbum!

Beijos
da Bruneca!
agora com blogspot tbm ;p

Camila disse...

Olha seu texto só tem uma ressalva: o jornot tem 30 alunos (na teoria), e não 40...perfeitamente perdoável para uma pré-jornalista, vai!

Tatiane Ribeiro disse...

Ops... coloquei 40? Eu sabia q eram 30... foi uma pequena distração. Não vou corrigí-la. Também os erros nos fazem pensar... (msm q os mais toscos!)

Camila disse...

sussa, tati, é um erro que passa bem despercebido.

Cami - agora com blog

Letícia Mori disse...

Na verdade Tati, vc não precisa de ninguém, sabe. E sua identidade nunca dependeu de grupo nenhum, só na sua cabeça. Fodam-se os grupos! Vc só vai descobrir quem você é quando conseguir ser livre disso tudo.

"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. (...)
E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas."